Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23/3)

Home/Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23/3)

Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23/3)

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiana, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Por determinação do prefeito de Goiana, Eduardo Honório, que está atento as recomendações de restrição social, cada unidade de saúde terá um dia específico para atender apenas os idosos, evitando aglomerações e o contato dos mesmos com pessoas de outra faixa etária.

O gestor municipal ainda determinou que seja feita a vacinação domiciliar em idosos acamados e domiciliados.

Nesta primeira fase da vacinação, a Prefeitura ainda disponibilizará um ponto extra de vacinação voltado para Idosos e profissionais da Saúde, que irá funcionar na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguiéres (EMAF), das 8h30 às 16h30.

Novo coronavírus

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Próximas etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fimde março.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Março 23, 2020|