O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana realizou encontro no último dia (30), no auditório da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD-Goiana) para eleger novos membros. A reunião contou com a participação de representantes das entidades que se inscreveram no processo eleitoral.
Durante o evento foram eleitos 30 representantes que fazem parte dos poderes públicos, da sociedade civil e dos usuários de recursos hídricos dos 24 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Goiana.
Na oportunidade, o prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, esteve presente dando as boas vindas e parabenizando os novos membros empossados.
Um pouco da história do comitê:
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988.
Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água (QUE ESTA EM ESTUDO DE VIABILIDADE EM PERNAMBUCO); entre outros.
Pernambuco possui 07 comitês de bacias: Comitê da bacia hidrográfica do rio Capibaribe, Comitê da bacia hidrográfica do rio Goiana, Comitê da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, Comitê da bacia hidrográfica do rio Una, Comitê da bacia hidrográfica do rio Pajeú, Comitê da bacia hidrográfica Metropolitano Norte e Comitê da bacia hidrográfica do Metropolitano sul.
DIRETORIA ELEITA
Presidente: Wellington Eliazar da Silva – Agencia CONDEPE/ FIDEM
Vice-presidente: Jorge Ricardo – PREFEITURA DE GOIANA
Secretaria executiva: Vilma Borba – PREFEITURA DE MACAPARANA
Fotos: Cedidas
Veja outras postagens…