Home/ENTREVISTA: VOLTA ÀS AULAS PROGRAMADA PARA DIA 5 DE ABRIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA

Em entrevista realizada para o apresentador Sérgio Silva, na TV Guaiamum, na noite dessa última sexta-feira (12.03), o vice-prefeito e secretário de Educação e Inovação de Goiana, Fernando Veloso falou sobre o planejamento da atual gestão para a educação no município. Dentre os pontos destacados, a retomada das aulas pelo sistema híbrido de aprendizagem foi o assunto de abertura do programa Direto ao Ponto.

Fernando Veloso anunciou que nesta segunda-feira (15.03) tem início o ano letivo da rede municipal de ensino com a exibição online pela TV Guaiamum, da palestra do professor e escritor Amaro França, diretamente da Escola Municipal Irmã Marie Armelle (EMAF), voltada aos professores e gestores do município. Em seguida, os próximos dias serão de preparação das 41 escolas e de capacitação online dos servidores que compõem a educação municipal para que o retorno do aluno à sala de aula no dia 5 de abril seja feito com a máxima segurança. Pela programação da secretaria, o calendário escolar desse ano seguirá até o dia 21 de dezembro com aulas de segunda a sábado para repor as aulas de 2020.

No dia 10 de março, a prefeitura de Goiana publicou a Instrução Normativa n.° 001/2021 que estabelece critérios e procedimentos para o retorno às atividades escolares no Sistema Municipal de Ensino, seguindo todos os Protocolos de Biossegurança, com adoção de medidas de prevenção, cuidados e higiene para toda a comunidade escolar (alunos, professores, pais e profissionais da educação).

Dentre as estratégias a serem adotadas pelo município, por conta da pandemia da covid-19, uma parceria com a secretaria municipal de Saúde traz o Programa Saúde na Escola. “Quando se detecta um estudante com a temperatura elevada, a escola, por meio de seus gestores, entra em contato com a família e com a secretaria de Saúde para que se tomem as providências de atendimento ao aluno”, explicou o secretário.

Segundo ele, além de termômetros que serão disponibilizados nas unidades de ensino e nos 40 ônibus escolares da prefeitura, já está sendo licitada a compra de 10 mil tablets a serem distribuídos aos alunos da rede municipal, como também está em licitação a aquisição de internet móvel para que o estudante tenha acesso remotamente à plataforma de estudos. Os professores também terão garantidos notebooks, máscaras de proteção, face shield e aparelho de som para que nas aulas presenciais possam ser bem ouvidos e entendidos pelos alunos. “Consultamos todas as esferas jurídicas para darmos andamento a esse processo de modernização e acessibilidade”, disse Fernando. A prefeitura de Goiana ainda providenciou a compra de tapetes sanitizantes e álcool em gel para serem distribuídos nas escolas.

Outra medida a ser aplicada em Goiana é o Bolsa Escola já autorizada pelo prefeito Eduardo Honório. O benefício é uma premiação em dinheiro para que a família mantenha a criança na escola e que faça suas atividades escolares. Os professores e demais servidores também estão previstos para serem contemplados. Um projeto de lei está para ser encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores e, sendo aprovado, ao final do ano, o corpo docente poderá receber gratificação por desempenho e através do crescimento de notas de seus alunos. “Esses são alguns incentivos para que possamos desenvolver a educação no município”, apontou Fernando Veloso.

Enquanto as aulas não começam, nos dias 18 e 19 de março, haverá a sétima entrega de kits de merenda nas escolas. Na quinta-feira (18) será feita a distribuição nas escolas da sede e na sexta-feira (19), nas escolas dos distritos.

PROJETOS

Na entrevista, o secretário adiantou que a prefeitura de Goiana já autorizou e deu início à licitação de quatro grandes creches climatizadas e equipadas para funcionarem em tempo integral, no padrão FNDE. Essas creches serão instaladas em Flexeiras, na região da Subestação, na Bom Jesus (no terreno do antigo matadouro) e em Ponta de Pedras. Também está prevista uma escola de 12 salas, na Boa Vista, que terá ginásio poliesportivo coberto e que funcionará em tempo integral para os alunos, viabilizando o desenvolvimento de suas aptidões. Segundo o secretário, todos os terrenos para a construção das creches e da escola já foram desapropriados pela prefeitura. “Estamos iniciando a montagem de uma nova rede de ensino no município. Nada será como antes na educacao”, destacou o secretário ao lembrar que Goiana não tem problema de escassez de recursos, graças ao polo industrial implantado na região.

Falou-se ainda da Faculdade de Educação Tiradentes que está com seu prédio finalizado às margens da PE-62 que ofertará curso de Medicina e que prevê bolsas de estudos para os estudantes de Goiana. Outra novidade é a instalação de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Flexeiras, com cursos vinculados ao parque automotivo para atender à demanda nesse setor.

Março 13, 2021|