2021 É O ANO DO BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA

Home/2021 É O ANO DO BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA

2021 É O ANO DO BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório sancionou a lei n.° 2.458/2021 que reconhece o ano de 2021 como Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, a ser celebrado no âmbito de todo o município e, em especial, nas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino.

A proposta de lei foi de autoria do presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista com aprovação da Casa e levada ao Poder Executivo. “É muito importante que os nossos jovens saibam mais sobre a rica história da nossa cidade”, aponta o vereador.

HISTÓRIA
O ato aconteceu onze meses antes da Independência do Brasil. Uma parte da elite pernambucana aliada a alguns antigos participantes da Revolução Pernambucana de 1817 se uniram para desautorizar o governo do representante maior do monarca em Pernambuco, o general Luiz do Rego Barreto.

O grupo já havia decidido por um governo constitucionalista e instalou em Goiana uma Junta Governativa Provisória para governar Pernambuco seguindo as Cortes Constitucionais portuguesas que mandavam fazer eleições para as Juntas de cada província.

Em 5 de outubro de 1821, foi assinada a Convenção de Beberibe, um documento que resultou na autonomia de Pernambuco, com a deposição do governador, general Rego Barreto e com a expulsão dos exércitos portugueses do território pernambucano. Esse é um fato que coloca Goiana como protagonista de um processo emancipatório, que tornou Pernambuco independente antes do Brasil, tornando-se um importante centro político do nosso país.

Na imagem, podemos ver a logomarca apresentada pelo IHAGGO, desenvolvida pelo designer Raul Kawamura, que traz o detalhe arquitetônico da Igreja da Soledade para marcar as celebrações desse fato histórico envolvendo nossa cidade.

Maio 28, 2021|