PREFEITURA DE GOIANA RETOMA AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

Home/PREFEITURA DE GOIANA RETOMA AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

PREFEITURA DE GOIANA RETOMA AÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

Com a ideia de promover um sistema educacional inclusivo, desde 2011, a secretaria de Educação e Inovação de Goiana firmou parceria com o Ministério da Educação para adequar as escolas da nossa cidade. O objetivo é garantir acessibilidade aos alunos com deficiência matriculados em turmas comuns do ensino regular para que os mesmos compartilhem dos espaços de aprendizagem.

Durante essa semana, uma equipe da secretaria realizou visitas técnicas em sete unidades escolares da rede municipal de ensino de Goiana para viabilizar as obras de adaptação. “Outras 24 escolas já foram contempladas em anos anteriores e agora vamos finalizar o processo, dando continuidade a essa ação para tornar nossas escolas acessíveis”, disse Josilene Pessoa, planejadora educacional da secretaria municipal de Educação e Inovação.

As unidades visitadas na sede foram Escola Municipal Dr. Ludovico Correia, Escola Municipal Dr. Araújo Filho, Escola Municipal Iracema Nogueira Rabelo e Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguiéres. Nos distritos, foram Escola Municipal Edith Gadelha (Ponta de Pedras), Escola Municipal Santo Antônio de Pádua (Catuama) e Escola Municipal Capela São Sebastião (sítio Gambá).

Dentre as ações financiadas pelo programa, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estão a adequação arquitetônica (rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora), aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis.

Participaram das visitas Joana Botelho, diretora de Ensino da secretaria municipal de Educação e Inovação; Josilene Pessoa, planejadora educacional; Michelle Cavalcanti, coordenadora de Educação Especial e Ramon Andrade, técnico da secretaria municipal de Obras.

junho 18, 2021|