MUNICÍPIO DE GOIANA APRESENTA GESTÃO FISCAL DE EXCELÊNCIA E É UM DOS DESTAQUES EM PERNAMBUCO

Home/MUNICÍPIO DE GOIANA APRESENTA GESTÃO FISCAL DE EXCELÊNCIA E É UM DOS DESTAQUES EM PERNAMBUCO

MUNICÍPIO DE GOIANA APRESENTA GESTÃO FISCAL DE EXCELÊNCIA E É UM DOS DESTAQUES EM PERNAMBUCO

Foi divulgado na última quinta-feira (21.10) o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e o município de Goiana foi destaque por apresentar eficiência na gestão dos recursos públicos em 2020.

Em todo o estado de Pernambuco, apenas 15 municípios tiveram as melhores notas e Goiana apresentou situação fiscal excelente, acima delas.

O IFGF é composto por quatro indicadores que avaliam autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Após a análise de cada um deles, cada município é classificado em um dos conceitos do estudo: gestão crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), gestão em dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) e gestão de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto). O município de Goiana foi avaliado e ficou nas primeiras posições no ranking de municípios de Pernambuco, registrando 0,8449.

Goiana obteve nota máxima nos indicadores relacionados à autonomia e também alcançou nota máxima em liquidez.

No estudo, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), foram avaliados 182 dos 184 municípios do estado, que, na média, atingiram 0,3502 ponto, a terceira pior média entre os estados brasileiros, ficando à frente apenas de Sergipe e Maranhão. O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal.

outubro 25, 2021|