PREFEITURA DE GOIANA ENTREGA PRAÇA DO CARMO REVITALIZADA AOS MORADORES

Home/PREFEITURA DE GOIANA ENTREGA PRAÇA DO CARMO REVITALIZADA AOS MORADORES

PREFEITURA DE GOIANA ENTREGA PRAÇA DO CARMO REVITALIZADA AOS MORADORES

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, entregou na noite dessa quinta-feira (23.12), a praça Frei Caneca, mais conhecida como praça do Carmo, após passar por obras de reforma. “Agradeço a todos que fazem parte da prefeitura de Goiana e que se empenharam para dar à nossa praça esse novo paisagismo com tudo novo: canteiros de árvores, iluminação, bancos, pintura em todas as instalações e demais equipamentos! Esse é um momento marcante para todos nós!”, destacou o prefeito que ainda lembrou o legado deixado pelo ex-prefeito Osvaldo Rabelo Filho ao enaltecer esse como mais um projeto do saudoso político.

O evento de reinauguração contou com a presença de muitas autoridades, secretários municipais, vereadores, comerciantes e moradores. Na ocasião, houve apresentação do coral infantil Pequenos Cantores de Nossa Senhora do Carmo e das Bandas Saboeira e Curica que promoveram uma cantata natalina sob a regência do Maestro Duda, filho da terra e homenageado da noite.

A revitalização da Praça atendeu a uma antiga reivindicação da população de Goiana que a utiliza como área de convivência. Um verdadeiro cartão postal da cidade, localizado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Na praça, ainda temos o belíssimo cruzeiro esculpido em pedra calcária, datado de 1719 que completa o conjunto carmelita.

Segundo a secretária municipal de Obras, Isabella Soares, são mais de 5 mil metros quadrados revitalizados que foram supervisionados e acompanhados pelo IPHAN que recomendou a permanência do solo natural pela tipologia da área e por ser de proteção à paisagem. A secretária também lembrou que o projeto de reforma precisou ser suspenso devido ao não cumprimento de prazo e de outras irregularidades da empresa anteriormente contratada no primeiro processo de licitação, precisando haver uma nova licitação e a contratação de uma nova empresa para a conclusão da obra.

Francisca Lira, uma das integrantes do Apostolado da Divina Misericórdia de Nossa Senhora do Carmo, disse que valeu à pena a espera e aprovou a nova praça. “Ficou belíssima! Espero que seja conservada para que possamos aproveitar da melhor forma possível”, comentou. Em relação à segurança e à manutenção do patrimônio, o secretário da SESTRAN, Romolo Lamenha informou que a vigilância será constante pelos guardas municipais de Goiana.

A entrega da praça também é um convite aos turistas que vêm conhecer um pouco mais da parte histórica e religiosa da cidade. “Uma história que merece ser conhecida e preservada”, disse o deputado estadual Antônio Moraes que prestigiou o evento da reinauguração. “O turista pode agora fazer sua fotografia e guardar essa memória ao visitar Goiana”, completou a secretária municipal de Turismo, Luciana Petribu.

Participando da programação da reinauguração da praça do Carmo, Ana Teles, turista de Maceió, veio passar as festas de final de ano com sua família em Goiana e disse estar encantada. “Achei simplesmente linda! Um lugar prazeroso para apreciar essa riqueza que é o conjunto carmelita”, destacou.

Ver a praça recuperada também fez a alegria do Frei Henrique que enfatizou que com ela, a população vai poder desfrutar momentos de lazer em família e contemplar a beleza do lugar. “Ficou muito acolhedor o ambiente”, disse ele. A primeira-dama do município, Maria das Neves também estava muito feliz na ocasião. “Isso é um sonho realizado para todos nós”.

Uma das moradoras da cidade, Gerlane Vasconcelos afirmou que ver a praça revitalizada é um presente de Natal da atual gestão a todos os goianenses. “Achei tudo muito bonito. Gostei da decoração natalina e também das apresentações musicais. A cidade precisava dessa praça e a prefeitura esteve atenta à nossa necessidade”, finalizou a moradora.

dezembro 24, 2021|