POVOAÇÃO DE SÃO LOURENÇO COMEMORA O DIA DO PADROEIRO

Home/POVOAÇÃO DE SÃO LOURENÇO COMEMORA O DIA DO PADROEIRO

POVOAÇÃO DE SÃO LOURENÇO COMEMORA O DIA DO PADROEIRO

Nesta quarta-feira (10.08), aconteceu a tradicional festa do padroeiro São Lourenço Mártir na povoação de São Lourenço, no município de Goiana.

As festividades começaram logo cedo, pela manhã, com o carrego da lenha pelas ruas da Matriz e Praia. Ao som da Banda Saboeira, os devotos levaram galhos secos e pedaços de madeira durante o trajeto e colocaram em frente à igreja de São Lourenço, o templo mais antigo construído pelos jesuítas no Brasil, para serem queimados daqui a oito dias conforme a tradição. Essa comemoração ajuda a lembrar o martírio de São Lourenço que foi queimado vivo por proteger o povo cristão.

Depois do carrego da lenha, os moradores participaram da missa solene, celebrada pelo padre José Edson, na igreja de São Lourenço.

Devoto de São Lourenço Mártir, João Cícero, catador de caranguejo, agradeceu ao Santo a graça concedida. “São Lourenço nunca me faltou. Ele é meu Santo protetor, protege toda minha família. Passei pela pandemia, fiquei doente e agora estou bem”, disse.

De tarde, foi realizada a Procissão com a imagem de São Lourenço percorrendo as ruas da povoação, seguida da missa de encerramento e com o show católico do padre Alex Bruno e banda. “Comemorar esse momento com os devotos de São Lourenço é uma grande alegria e poder vivenciar novamente essa cultura e devoção é uma graça de Deus”, disse o padre ao lembrar os últimos dois anos sem comemoração devido à pandemia da covid-19.

A moradora Maria de Fátima batizou o filho José Valentim. “Escolhi essa data por ser muito especial. Sou devota de São Lourenço e aproveitei para pedir proteção para meu filho”.

Presente na celebração, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Cultural de Goiana, Luciana Petribu, comemorou a importância de se manter viva esta celebração. “Estamos hoje aqui nesta igreja que é Patrimônio Histórico Nacional e também de Pernambuco, preservando a história e memória do nosso povo”, enfatizou.

Compareceram à cerimônia religiosa, secretários municipais, demais autoridades e a primeira-dama do município, Maria das Neves.

agosto 10, 2022|