DESFILE DE 7 DE SETEMBRO VOLTA ÀS RUAS DE GOIANA

Home/DESFILE DE 7 DE SETEMBRO VOLTA ÀS RUAS DE GOIANA

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO VOLTA ÀS RUAS DE GOIANA

Depois de dois anos sem acontecer por causa da pandemia da covid-19, a comemoração voltou ao município. Hoje, a festa cívica celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil.

Neste ano desfilaram cerca de 3 mil pessoas, a maioria, alunos de 19 escolas da rede municipal de ensino, além das bandas Saboeira e Curica, ambas Patrimônios Vivos de Pernambuco. Para a secretária de Educação e Inovação, Maria Goretti, esse desfile representou a liberdade. “Ter essa celebração de volta depois da pandemia é uma libertação. Precisamos comemorar nossa liberdade”, disse.

A festa cívica começou às 8h com hasteamento das bandeiras em frente ao Paço das Heroínas de Tejucupapo, sede da prefeitura. Em seguida, teve início o desfile, saindo da praça do Carmo, percorrendo toda a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.

A Guarda Municipal iniciou o desfile com uma parte de seu efetivo. O restante de seu pessoal foi responsável pela segurança do evento. Com uma equipe de 147 guardas em atividade, a categoria desfilou apresentando o novo uniforme adquirido pela gestão municipal com recursos próprios, uma forma de valorizar ainda mais a categoria na atuação em favor da população. “Essa valorização é muito importante. Foram adquiridos fardamentos completos como coletes à prova de bala, bonés, coturnos e cintos”, detalhou Romolo Lamenha, secretário da SESTRAN.

Compareceram ao desfile aproximadamente 5 mil pessoas, que ficaram encantadas assistindo as escolas e bandas desfilarem. Quem não pôde ir presencialmente, acompanhou a transmissão feita ao vivo pelos canais da prefeitura no Facebook e no YouTube, que registrou mais de 27.400 visualizações, inclusive de fora do nosso país como em Angola (42), Portugal (37), Moçambique (23) e Estados Unidos (12). “Essa data é muito relevante para todos nós brasileiros. Já desfilei quando criança e agora estou muito empolgada apenas assistindo o evento. A Prefeitura conseguiu fazer um lindo desfile para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil”, relata Claudiane Souza, moradora de Goiana.

A estudante Maria Clara Gomes, aluna da Escola Municipal IV Centenário, também falou da felicidade em fazer parte da comemoração. “Gostei de participar do desfile! Foi divertido tocar na banda. O melhor é que também aprendemos em sala de aula sobre a Independência do Brasil. É muito importante conhecer nossa história”, comentou.

Segundo o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, essa festividade é importante para lembrar a data histórica e incentivar o patriotismo nos goianienses. “Esse foi um ano especial por causa dos 200 anos da Independência do Brasil e certamente todos aqui vão se lembrar desse desfile depois de dois anos de distância. Foi muito bom estar novamente com a população nessa solenidade”, avaliou.

Além do prefeito, estiveram no 7 de setembro, em Goiana, a primeira-dama do município Maria das Naves, representantes do Poder Legislativo, secretários e demais autoridades municipais.

O Bicentenário da Independência do Brasil também foi comemorado com desfiles cívicos durante a última semana nos distritos de Ponta de Pedras e Tejucupapo, com participação de escolas municipais, associações, bandas e fanfarras. Todas as festas foram acompanhadas pela população.

setembro 7, 2022|