SAMU GOIANA SIMULA ACIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS PARA TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS

Home/SAMU GOIANA SIMULA ACIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS PARA TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS

SAMU GOIANA SIMULA ACIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS PARA TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS

O Samu Goiana realizou, nesse último sábado (27), um simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) e resgate aeromédico. A atividade aconteceu na Faculdade Tiradentes de Medicina (FITS) com palestras seguidas da parte prática, na rodovia PE-75, na descida do viaduto, onde foi reproduzida uma colisão entre dois ônibus escolares, envolvendo 25 vítimas e resultando em dois óbitos. Para fazer o resgate dos feridos, foram utilizadas ambulâncias e helicóptero. “O principal objetivo da simulação foi treinar e aprimorar as equipes na atuação em desastres, tornando-os mais preparados para garantir uma assistência de qualidade e salvar vidas”, afirmou Lícia Maciel, secretária de Saúde do município de Goiana.

Participaram dessa formação parceiros que atuam em emergências como as equipes do SAMU de cidades vizinhas, Corpo de Bombeiros, Sestran e Polícia Rodoviária Federal.

O trânsito na área precisou ficar interditado e muitos curiosos pararam para ver e acompanhar a simulação. “É importante que todos participem, inclusive a população, para que saibam como proceder em situações como essa em nosso município”, conta Paula Brito, coordenadora de urgência e emergência de Goiana. Ainda segundo ela, para solicitar o socorro das equipes do Samu é preciso discar 192 e relatar o quadro para a central poder encaminhar ao local do incidente as equipes e viaturas necessárias para o pronto atendimento.

Além de chamar a atenção da população, a simulação serviu também para colocar em pauta a questão da segurança nas estradas, para conscientização sobre os riscos e o comportamento dos motoristas na direção durante seus deslocamentos diários no trânsito. Essa foi mais uma iniciativa da campanha Maio Amarelo.

A simulação foi considerada um sucesso, utilizando o método START, focado na prioridade do resgate das vítimas, auxiliando as instituições envolvidas na triagem e na classificação de risco de acordo com a gravidade, bem como separando as vítimas em lonas verde, amarela, vermelha e preta.

Maio 29, 2023|