COM GESTÃO EFICIENTE, GOIANA É DESTAQUE NOS INDICADORES FISCAIS E ECONÔMICOS

Home/COM GESTÃO EFICIENTE, GOIANA É DESTAQUE NOS INDICADORES FISCAIS E ECONÔMICOS

COM GESTÃO EFICIENTE, GOIANA É DESTAQUE NOS INDICADORES FISCAIS E ECONÔMICOS

Uma das maiores economias de Pernambuco, Goiana apresenta bons indicadores fiscais econômicos, resultado de gestão eficiente e preventiva, apresentando superávits fiscais importantes. Entre os indicadores positivos está a Capacidade de Pagamento (CAPAG), instrumento de avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, que avalia a capacidade econômica e financeira dos municípios brasileiros, onde Goiana tem conceito A.

Os indicadores do Tesouro Nacional avaliam três pilares essenciais: Endividamento, Poupança interna e Liquidez, demonstrando a boa capacidade econômica do município e atendimento às regras, limites e condições indicadas na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Na linguagem popular o município tem feito o dever de casa”, diz Julierme Barbosa, contador do município.

Segundo ele, outra coisa positiva é que Goiana conseguiu zerar o déficit da Previdência Municipal. “O programa “Passivo Zero” visa proceder com a quitação de débitos de gestões anteriores com o órgão previdenciário, além de reforçar recursos para o Caixa Previdenciário, remontando montantes aplicados naquele fundo previdenciário aproximadamente 60 milhões de reais”, explica o contador. Recentemente, foram quitados passivos de parcelamentos previdenciários de gestões anteriores que indicavam o montante de R$11 milhões de reais aproximadamente.

A boa situação financeira do município, permitiu que o prefeito Eduardo Honório desse reajuste salarial de 10% aos servidores municipais. Além disso, os salários são pagos no final de mês e os servidores já receberam metade do 13º salário. Para Julierme Barbosa, todas essas medidas representam o planejamento fiscal do município, honrando compromisso com os servidores públicos municipais, além de cumprir papel econômico importante para a economia local, injetando aproximadamente 20 milhões de reais todos os meses.

Nesse exercício, houve uma conquista importante para as categorias, que foi a revisão do PCCS dos Servidores Municipais, concedendo sustentabilidade e credibilidade para as carreiras dos servidores.

dezembro 6, 2023|