GOIANA JÁ ESTÁ EMITINDO A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL

Home/GOIANA JÁ ESTÁ EMITINDO A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL

GOIANA JÁ ESTÁ EMITINDO A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL

O município de Goiana já iniciou a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), que utiliza do CPF como número único de identificação, em substituição ao RG.

Entre as novidades, está a inclusão de um QR Code que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados. Na nova Carteira ainda é possível incluir informações como NIS, Título de Eleitor, CTPS, tipo sanguíneo. Ela também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

“Essa nova identidade vai simplificar a vida do cidadão, além de coibir fraudes, pois será um único número para a pessoa e o QR Code garante a autenticidade do documento”, explica Silvânia Viana, gerente municipal de Assistência Social.

Em Goiana, para solicitar a emissão da CIN, o cidadão deve realizar o mesmo procedimento, acessando o portal PE Cidadão (https://www.pecidadao.pe.gov.br/#/) para fazer o agendamento em um dos dois postos do município:

– Sede
Rua Coqueiro Morto, s/n (antiga cadeia, hoje Casa da Cidadania)
– Ponta de Pedras
Rua da Praia (no Casarão, sede da Subprefeitura).

No dia do atendimento, é necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento original ou autenticada em cartório e o comprovante do pagamento do DAE, se for 2ª via. A data da entrega do documento é dentro de um prazo de 15 dias.

“Uma observação importante é para quem precisa atualizar seu CPF devido à mudança de algum dado ou porque casou. Para essas pessoas, é preciso solicitar a atualização cadastral do CPF antes de solicitar a CIN”, alerta Silvânia. Segundo ela, o fato do CPF não ser mais opcional, mas obrigatório nesta CIN, a pessoa pode requerer a atualização do CPF presencialmente no Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que funciona no prédio da AD Goiana, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca (em frente à sorveteria Chiquinho), centro de Goiana. Outra opção é pela internet, na área Meu CPF, no site da Receita.

As carteiras de identidade antigas serão válidas por um prazo de 10 anos, respeitando o prazo limite de atualização, que será até 1° de março de 2032.

Fevereiro 2, 2024|