HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO FAZ APRESENTAÇÃO ESPECIAL PARA ESTUDANTES

Home/HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO FAZ APRESENTAÇÃO ESPECIAL PARA ESTUDANTES

HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO FAZ APRESENTAÇÃO ESPECIAL PARA ESTUDANTES

Nessa sexta-feira (26), a Prefeitura de Goiana levou os alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano para assistir ao espetáculo teatral da Batalha das Heroínas de Tejucupapo, no Monte das Trincheiras, na fazenda Megaó. A apresentação, realizada pela Associação Cultural das Heroínas de Tejucupapo com apoio da Prefeitura, proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado e imersão na história local.

“Trazer nossos alunos para assistir ao espetáculo é uma forma de aprendizado de uma forma mais atrativa e em contato com a cultura”, comentou a secretária de Educação e Inovação do município de Goiana, Maria Goretti.

A peça, criada por Maria Luzia da Silva, Dona Luzia, foi apresentada para mais de 800 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região, além de convidados. “Agradeço à Prefeitura de Goiana pelo apoio e pela iniciativa de envolver os estudantes nesse resgate da nossa história, que inspira as novas gerações a valorizarem e preservarem suas raízes culturais”, relatou Dona Luzia.

Para Jorge Bento, aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Costa e Silva, expressou sua emoção em participar pela primeira vez. “É meu primeiro ano participando, estou nervoso e bastante ansioso para encenar essa história que faz parte da história de Tejucupapo.”

O professor responsável destacou a importância do evento para os alunos. “O mais importante é os alunos se reconhecerem como parte integrante dessa história, que faz parte de um momento significativo da nossa história. Foi uma batalha para a expulsão dos holandeses e demonstra a relevância e importância da mulher na história, principalmente de Tejucupapo.”

Durante a apresentação, a empresária Ana Paula Braço Forte, da empresa Braço Forte, recebeu uma homenagem por ter participado da fundação da Banda Marcial Mirim de Tejucupapo, que também realizou uma apresentação para os presentes.

A aluna Giovana Karla, da Escola Municipal Major Manoel Gadelha, descreveu a experiência como única. “Foi incrível a encenação e principalmente como as mulheres foram guerreiras e defenderam suas casas e famílias contra os holandeses. Quero assistir de novo no domingo.”

A presença de diversas autoridades, como deputado estadual, vereadores, secretários municipais, empresários e a Cônsul honorária dos Países Baixos, Annelijn van den Hoek e a Cônsul honorária do México, Iara Dubeux, destacam a importância e o reconhecimento do evento.

Abril 26, 2024|