A alegria reinou na noite desta sexta-feira (17), na abertura oficial do Carnaval da cidade, cujo tema é “Goiana dos Caboclinhos, Terra de Carnaval”. Um cortejo cultural liderado pelo Rei Momo e pela Rainha do Carnaval marcou o início da folia, que teve orquestras de frevo, Maracatus, Ursos, Índios, Grupo Pretinhas do Congo (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Burrinhas, Mini Trio Barbosinha, Escolas de Samba, Bois, Aruenda, Morto Carregando o Vivo, Quilombolas, Cia Brasil Por Dança (Olinda), Caboclinhos (Patrimônio Cultural de Goiana), e a Burra Bolinha do Maestro Rosildo, uma das homenageadas do Carnaval, junto com a artesã e foliã Gláucia Ferreira (in memoriam).
Por onde passava, o desfile recebia mais acompanhantes, até chegar ao palco montado na histórica Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, a principal da cidade, onde fica o Polo Prefeitura. O espaço foi usado para a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, e para exibições de cada grupo cultural do cortejo, promovendo um show de danças, ritmos e cores da mais autêntica cultura popular.
“Esse é o ritmo do Carnaval Goiana dos Caboclinhos, uma festa de valorização da cultura popular, com muitos ritmos e muita alegria. Um Carnaval no chão, nas ruas. Também teremos programação na sede e nos distritos”, disse a secretária de Turismo e Desenvolvimento Cultural da Prefeitura de Goiana, Luciana Petribu. Além da abertura oficial, durante todo o dia, diversos blocos de rua saíram pelas ruas de Goiana e de lugares como Ponta de Pedras e Carne de Vaca.
A programação oficial recomeça neste domingo, shows, trios, desfiles da cultura popular, em uma programação que vai chegar também aos distritos e comunidades, incluindo apresentações itinerantes. Também conta com bandas e cantores conhecidos, como André Rio, Banda Nairê, Fabiana Pimentinha, Benil, e Chico Vaqueiro.
Os festejos carnavalescos em Goiana contam com 125 blocos, 115 agremiações, 45 Burrinhas, 25 bandas musicais, 11 Orquestras de Frevo, três Encontros Culturais (Caboclinhos, Maracatus e Blocos Líricos), e cinco Patrimônios Vivos. Conheça mais em @prefeitura.goiana .